Balanceamento de Rodas

– Definição
   O Balanceamento perfeito das rodas exige a utilização de máquinas de altíssima tecnologia. Os equipamentos executam automaticamente o cálculo de desbalanceamento externo e interno da roda (estático e dinâmico), indicando com precisão quantos gramas devem ter o contrapeso e onde deve ser colocados.
   Todas as balanceadoras são aferidas periodicamente cumprindo as normas e procedimentos internacionais, determinadas pela ISO 9002.

– Balanceamento Dinâmico
 Significa que a roda, além de seu balanceamento estático, deve girar concentricamente a qualquer velocidade, mantendo-se sempre em ângulo reto com seu eixo de rotação.
– Balanceamento Estático
   Nada mais é do que a distribuição uniforme do peso do conjunto pneu, aro e cubo ao redor de seu eixo, de tal forma que a roda fique em qualquer posição, sem a tendência de girar por si mesma.

– Quando Balancear
   Normalmente, a cada 10.000 km rodados (à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso). Entretanto, notando alguma irregularidade, mande testar o balanceamento.

– O que faz o Desbalanceamento
   * Vibrações na direção
   * Desgaste prematuro dos amortecedores
   * Esforço anormal dos componentes da suspensão
   * Desgaste irregular dos pneus